MAPA
Território
O Instituto Raoni atua nas Terras Indígenas Capoto /Jarina e Menkragnoti
Iniciativa

O Instituto Raoni foi fundado oficialmente em abril de 2001 quando sete aldeias das três Terras Indígenas Menkragnoti no Brasil Central decidiram criar sua própria organização não governamental sem fins lucrativos para elaborar projetos de conservação e desenvolvimento e obter fundos externos para realizá-los.

Ao Instituto foi dado o nome de seu fundador, Raoni, o renomado cacique Kayapó. Raoni Metuktire é uma liderança história dos Kayapó, que se preocupa com a preservação do conhecimento tradicional, instituições sociais, e modo de vida de seu povo. Por mais de três décadas, ele tem liderado a luta pela proteção das terras e recursos dos Kayapó. Em 1991, Raoni ficou conhecido internacionalmente quando ele e o astro de rock Sting se engajaram numa turnê mundial para angariar fundos para demarcar Terras Indígenas.

Os objetivos do Instituto Raoni são: promover projetos econômicos e ecologicamente sustentáveis; proteger o território contra invasões, desmatamento, e expropriação; implementar um programa educacional adaptado às necessidades dos indígenas; valorizar a cultura e proteger o conhecimento dos mais velhos.

Instituto Raoni