MEMBROS

YARIKAYU - Associação Yudjá | Juruna

A associação Yarikayu representa sete aldeias Yudjá/Juruna no Território Indígena do Xingu

A associação Yarikaiu, do povo Yudjá, foi criada em 2002 em consequência de um longo processo de reflexão na comunidade Yudjá, a fim de investir prioritariamente na revitalização de sua cultura. A partir de então, dirigentes e a comunidade em geral se envolveram em um conjunto de iniciativas, como expedições, oficinas e festas, que resultou na recuperação de alguns recursos naturais em extinção, na gravação de cerca de 700 músicas e na construção de 21 instrumentos musicais, gerando um processo de revitalização e transmissão de conhecimentos entre velhos e jovens que estava sendo perdido.

Essas iniciativas ganharam reconhecimento público ao conquistar o Prêmio Culturas Indígenas Ângelo Creta e a doação de equipamentos para projeção de vídeos. Estes foram incorporados à rotina da aldeia: a comunidade se encontra na varanda da escola para assistir aos vídeos produzidos por outros povos indígenas.

A associação ingressou em 2007 na Campanha Y Ikatu Xingu e, posteriormente, na Associação Rede de Sementes, quando mobilizou suas quatro aldeias na coleta e venda de sementes para contribuir com a recuperação das matas ciliares dos formadores da bacia do Rio Xingu. Em um ano de atuação, obteve uma receita de cerca de 5 mil reais com a comercialização de sementes florestais.


...
...
...
...



PALAVRAS CHAVE

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei