MEMBROS

PARCEIROS

AIK - Associação Indígena Kīsêdjê

A associação está localizada na Terra Indígena Wawi, Território Indígena do Xingu (Mato Grosso)

A Associação Indígena Kīsêdjê (AIK) foi criada em 2005, após nove anos da preparação de sua equipe na Associação Terra Indígena Xingu (ATIX). Visa atender às novas necessidades decorrentes do contato e a manutenção dos bens e direitos adquiridos nas quatro aldeias do povo Khīsêtjê da T.I. Wawi. Tem a responsabilidade de gerenciar as equipes de fiscalização, de manejo/pomar, apicultura, artesanato e criação de gado.

Sua maior preocupação é a degradação ambiental. Vem investindo esforços para reverter o grande desmatamento da região, tendo conseguido recursos com o Fundo Soja para multiplicação de variedades tradicionais, como o pequi e a mangaba, e com o Fundo Xingu para recuperação de matas ciliares em áreas degradadas no seu território. Investe em comunicação, produzindo registros da sua cultura e está em vias de montar uma produtora de vídeo.

Ganhou visibilidade depois da participação em um comercial da marca Grendene para divulgar uma nova linha de sandálias com grafismos étnicos atrelada à Campanha Y Ikatu Xingu e participou de documentário sobre mudanças climáticas no canal de televisão National Geographic.


...
...
...



PALAVRAS CHAVE

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei