Rede Xingu+: somos maioria na defesa das nossas florestas e dos nossos territórios!

Reunidos na Aldeia Khikatxi, do Povo Khisedje, lideranças de 25 Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais reafirmaram a luta contra os ataques do governo e de invasores; leia a carta-manifesto
Plenária durante o Encontro Xingu+ na TI Wawi (MT) | Lucas Landal
Lideranças indígenas históricas se reuniram em encontro da Rede Xingu+ | Lucas Landau/Rede Xingu+
Lideranças indígenas históricas se reuniram em encontro da Rede Xingu+ | Lucas Landau/Rede Xingu+

Reunidos na Aldeia Khikatxi, do Povo Khisedje, lideranças de 25 Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais reafirmaram a luta contra os ataques do governo e de invasores.

Lideranças de 25 Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Rede Xingu+ se reuniram na última semana para defender seus direitos e territórios. O encontro aconteceu na Aldeia Khikatxi, do Povo Khisedje, do Território Indígena do Xingu. Foi um momento de escutar as lideranças desses povos, realinhar as prioridades e reforçar a união pela defesa da floresta em toda a Bacia do Xingu. Oito organizações se juntaram à luta da Rede Xingu+, que se expande em um momento crucial de ataques aos direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. Também, foi um espaço de troca entre os mais velhos e a juventude, onde lideranças mais antigas apresentaram ao coletivo as mais novas e mostraram que a luta seguirá viva e ativa. Ao final do encontro, foi escrita conjuntamente uma carta-manifesto sobre os principais pontos abordados no encontro e sobre as principais definições da rede.

Leia a carta na íntegra clicando aqui.

Tags