ECONOMIA DA FLORESTA

No Xingu, fazem parte do Selo a Associação dos moradores da Resex Riozinho do Anfrísio (Amora), Associação dos moradores da Resex Rio Iriri (Amoreri),  Associação dos moradores da Resex Rio Xingu, Associação Floresta Protegida, Instituto Raoni, Instituto Kabu, Associação Terra Indígena Xingu (Atix), Associação Pyjahyry, Terra Indígena Kuruaya, Associação Iakiô, Cooba-y e Instituto Socioambiental. 

O selo engloba o Corredor Xingu de Diversidade Socioambiental e as regiões da Calha Norte e Rio Negro. 

O Selo Origens Brasil® utiliza uma poderosa plataforma virtual para conectar o consumidor com os produtos socioambientais. A partir do mel do Xingu, por exemplo, o consumidor é transportado para a TIX, por meio de um aplicativo de celular, via código QR, de modo a conhecer a aldeia e o apicultor responsável por aquele item. Essa plataforma pretende também colocar em evidência um conjunto de serviços ecossistêmicos e socioambientais da territorialidade, estimulando uma relação de reciprocidade entre a população urbana consumidora e os povos da floresta produtores, que residem e protegem o território do Xingu, estabelecendo uma associação entre os serviços socioambientais desse território e o bem-viver.

O Origens Brasil® quer gerar transparência e consciência sobre a origem da produção que consumimos. Isso é mais do que saber de onde vem o que comemos, vestimos ou usamos no dia a dia. 
É colocar luz no valor das histórias das pessoas, dos territórios e das conexões responsáveis entre quem produz e quem compra.

Em junho de 2019, o selo ganhou o Prêmio Internacional de Inovação para a Alimentação e Agricultura Sustentáveis da ONU.

Associação Floresta Protegida, Rede de Cantinas da Terra do Meio, Associação Terra Indígena do Xingu, Instituto Kabu e Instituto Raoni. As empresas Firmenich (perfumaria e aromas) Mercur (borracha), Pão de Açúcar/Programa Caras do Brasil (varejo), Wickbold (pães), Lush (cosméticos), Tucum (artesanato), Bossapack (bolsas), Atina (ativos naturais), Culinary Culture Connections (varejo), Na Floresta (alimentos), Grupo Sabará (alimentos e cosméticos), Purorgânico (castanhas) e Soul Brasil Cuisine (alimentos) aderiram à iniciativa e fazem parte do Comitê de Empresas do Origens Brasil®.


...
...
...
...



PALAVRAS CHAVE

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei