ECONOMIA DA FLORESTA

Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio (Amora).

Resex Riozinho do Anfrísio (PA).

“Ao comprar o óleo de copaíba da Resex do Riozinho do Anfrísio nós multiplicamos os benefícios da nossa atividade e ajudamos a conservar um modo de vida tradicional, além de colaborar para a preservação da floresta.” - André Tabanez, gerente de projetos da Firmenich no Brasil.

O óleo de copaíba é um óleo-resina extraído da planta Copaífera. Tem como denominação correta o termo óleo-resina por ser constituído por ácidos resinosos e compostos voláteis. É tradicionalmente extraído pelos beiradeiros para uso doméstico, medicinal e, embora ocorra em praticamente toda a região da Terra do Meio, a comercialização é mais frequentemente realizada pelas famílias da região do Riozinho do Anfrísio.

Furar copaíba, ou seja, extrair seu óleo, envolve expedições que avançam profundamente no território, prospectando-se as árvores que o possam conter. Os beiradeiros contam que, antigamente, era comum a formação de expedições de até seis pessoas, que chegavam a passar mais de um mês sondando árvores em áreas distantes das moradias. Hoje, os grupos costumam passar menos tempo nessa busca, em torno de 15 dias.

A suíça Firmenich usa uma tonelada por ano do óleo de copaíba da Terra do Meio na fabricação de fragrâncias e aromas desde 2011. Em 2018 a produção da copaíba chegou a quase 4 toneladas e movimentou um montante de mais de 200 mil reais. 

Fimenich Perfumaria (Suíça)


...
...
...
...



PALAVRAS CHAVE

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei